-
Arquitetos: Proyecto Reacciona
- Área: 840 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Paco Alvarez
-
Fabricantes: Cemex, Comex, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma de uma escola abandonada de Colonia Pueblo Nuevo foi a quinta intervenção dentro do programa Crear Comunidad promovido pela Associação Civil Proyecto Reacciona. Crear Comunidad procura localizar bibliotecas ou infra-estruturas municipais em más condições, a fim de reabilitá-las através da participação cidadã.
Nosso quinto projeto consistiu na reabilitação de uma escola pública abandonada. Esta antiga escola, que agora é administrada pelas autoridades municipais, será a nova casa de uma nova secretaria do município de Apodaca, Nuevo León. O edifício antigo é formado por 5 áreas cobertas, divididas por um pátio central e uma quadra poliesportiva de um lado. Esta antiga escola foi reabilitada sob a metodologia do projeto de reativação, a fim de proporcionar um espaço público de qualidade que servisse como um ponto de encontro positivo para a comunidade. Além disso, a reforma permitiu que a secretaria de prevenção ao crime tivesse um espaço adequado para suas atividades diárias.
Durante as mesas redondas de trabalho, pudemos identificar 3 problemas principais. 1) O espaço carecia de uma fachada uniforme e de conexão entre todas as suas áreas 2) Os espaços internos já estavam obsoletos e precisavam ser reconfigurados para se adaptarem às novas necessidades 3) Seria necessário promover o senso de pertencimento da comunidade com relação ao espaço que recebesse a intervenção.
Para resolver o primeiro ponto, foi proposto gerar uma segunda fachada que unisse, através de seu traçado, as 5 áreas de trabalho. Esta segunda fachada foi construída em bloco de concreto expondo seus buracos para o lado de fora. Nosso objetivo era que esta parede, abraçando a antiga escola, nos permitisse criar uma nova fachada que se distinguisse em altura e forma sobre o contexto. Além disso, o edifício existente foi pintado em sua totalidade com um tom amarelo, que pode ser visto através dos buracos dos blocos que formam a superfície acima mencionada. Com a seleção de cores, o objetivo era unificar os dois elementos.
A imensidão desta parede é interrompida por subtrações na maioria das esquinas, criando uma melhor conexão entre o espaço externo e o interno. Bancos em forma de cilindro foram distribuídos em torno de todo o conjunto, com o objetivo de formar espaços para a contemplação. Na parte central do projeto, foi criada uma área ajardinada que permite ao usuário ter acesso a um espaço de relaxamento logo na saída de cada espaço interno.
A secretaria de prevenção ao crime precisava de espaços administrativos e áreas para consultas psicológicas. Eles também pediram um espaço onde pudessem dar palestras a grandes grupos. Por outro lado, a comunidade pediu principalmente um espaço onde pudessem ir para estudar fora do horário escolar. Eles também pediram um lugar para assistir a filmes e documentários. Procuramos utilizar diferentes formas e cores para gerar espaços dinâmicos e multifacetados que incentivassem o desenvolvimento de diversas atividades, de acordo com as necessidades do momento.